O procedimento de extração mineral no Brasil é regulamentado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), autarquia federal sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Por meio da ANM, as pessoas físicas e jurídicas interessadas na exploração e lavra de bens minerais realizam os estudos necessários e solicitam as licenças por meio de um processo minerário regulamentar, a fim de fiscalizar e coibir qualquer tipo de exploração ilegal.
Tipos de mineração:
Os tipos de mineração são conhecidos como métodos de lavra, que se referem às técnicas aplicadas na extração do minério. Esses métodos levam em consideração as características da área em que será realizada a atividade, como forma, profundidade do minério e aspectos geológicos. Nesse momento, são considerados também aspectos econômicos, sociais e ambientais, bem como questões de segurança e higiene, a fim de manter a vida útil da mina.
Os dois principais métodos são:
É o método de extração de minério que se encontra em depósitos próximos à superfície. Há, normalmente, exploração do minério até o esgotamento da mina. Os principais exemplos desse método são:
– Encostas
– Cavas
– Fatias
– Lavra por dissolução.
É o método de extração do minério que se encontra em depósitos afastados da superfície. Serviços de topografia auxiliam nesse tipo de método.
Os principais exemplos desse método são:
– Realces autoportantes;
– Realces encaixantes;
– Abatimento.